Jean de La Fontaine - A Menina e o Leite

Equilibrando um pote na cabeça,
A menina ia seguindo pela estrada
Em direção à vila.
Ia contente, faceira,
Vestindo roupa leve,
Sandálias,
Imaginando...

Fazia de conta:
Vendendo bem o leite
Haveria de fazer fartura.
E sonhava...

"Comprarei cem ovos,
Porei galinhas para chocá-los,
Cuidarei deles com amor!
Em volta da casa,
Criarei os pintinhos
E raposa nenhuma conseguirá
Um deles sequer roubar.
Poderei, certamente,
Comprar um porquinho.
Engordará fácil...

Pouco custa!
Pouco dinheiro,
Pouco tempo...

Logo, eu o terei gordinho
E poderei vendê-lo no mercado...
Quem me impedirá, então,
De ter no meu estábulo
Uma vaca,
Talvez mesmo um bezerro,
Pequenininho que seja?!"

E a menina se transporta...
Vê os pintinhos,
Admira as galinhas,
Sente o cheiro do porco,
Passa a mão no bezerrinho.
Tão distante está do caminho,
Que nem sente mais as pedras.
Distraída, tropeça,
Tropeça e cai,
Derramando todo o leite.

Adeus, vaca, porco, criação!
E a menina chora,
Não tanto pelo leite derramado,
Mas pelos seus sonhos desfeitos,
Pela sua fortuna desperdiçada...

Este é um erro comum,
Que todos muitas vezes cometemos:
Fazer castelos no ar,
Sonhar demais,
Sonhar, imaginar, fantasiar:

"O mundo aos meus pés,
Todas as honras,
Todas as glórias.
Quando só,
Desafio os mais valentes,
Destrono reis,
Meu povo me ama.
Chovem pedras preciosas
Sobre meus cabelos,
Cai ouro no meu colo,
Tudo é fácil!
Um acidente qualquer,
Um bater de asas...
E eu volto a ser ninguém,
Como antes,
Como sempre."

Não se deve contar com as coisas
Antes que, de fato,
As tenhamos nas mãos.

(Adaptação: Regina Drumond)

0 comentários:

top