Jean de La Fontaine - O Peixinho e o Pescador

Todo peixinho haverá de crescer
Se Deus nisto ajudar,
Mas soltá-lo, esperando isto acontecer,
Acho loucura, não vai dar!

Caiu da rede de um homem
Um peixe bem pequeno, numa pescaria.
ele colocou o animal na algibeira,
Contente por ter começado bem o dia.

O peixinho, porém, com jeito amigo,
Perguntou-lhe, já em desalento:
"O que fará você comigo?
Sou muito pequeno, não alimento!

Você precisará de cem outros como eu
Para conseguir fazer uma refeição.
Espere que eu cresça, devolva-me à água.
Você e seus amigos, outro dia, me pescarão.

Grande, haverei de fazer fartura,
Ser uma festa para os olhos e a mesa
Eu vou ficar uma gostosura.
Seja paciente, espere só mais um pouquinho."

O pescador, sem dó, enfiou-o na algibeira;
Nem ligou para todo o palavreado:
"Vou comer você hoje mesmo,
Frito ou cozido, assado ou ensopado!"

Esta história é muito velha,
Todo o mundo dela já ouviu falar:
Mais vale um peixe na panela
Do que dois bem longe, a nadar.

(Adaptação: Regina Drumond)

0 comentários:

top